Notícias

 | 11/07/2005 07h10min

Lei sobre armas será exemplo para países

O principal instituto de estudos e de levantamento do número de armas no mundo, o Small Arms Survey, elogia a decisão da Câmara dos Deputados de aprovar a lei que estabelece um referendo sobre o futuro do comércio de armas de fogo no Brasil. A aprovação ocorreu na quarta-feira e o referendo será realizado em 23 de outubro.

Segundo o diretor da entidade, Keith Krause, o referendo será o primeiro no mundo nesse estilo e pode ser exemplo para outros países.

– Há uma guerra silenciosa no Brasil e esse referendo pode ser uma base para escutar o que a sociedade quer em relação ao tratamento da violência – afirmou Krause, mostrando conhecimento sobre a situação brasileira.

Na última semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promulgou o decreto legislativo que dá a possibilidade para a realização do referendo que questionará a população sobre a proibição da venda de armas no país. Os cidadãos terão de responder se são contra ou a favor da proibição.

– É uma votação simbólica e com resultados práticos para a luta contra os efeitos desse tipo de armamento –, afirmou o diretor do instituto, com base na Suíça, e que serve como banco de dados e de análise para os trabalhos da ONU.

Krause revelou ainda que está concluindo um estudo sobre a situação das armas no Brasil.

– Acompanhamos de perto as evoluções no Brasil. O país conta com um número de mortos por armas superior ao número de vítimas em várias guerras e, por isso, damos uma atenção especial ao Brasil –  disse.

As informações são do jornal Zero Hora.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.