Notícias

 | 07/07/2005 22h56min

Filipinas registram primeiro caso de gripe aviária

Vírus, no entanto, não é variante fatal do H5N1

As autoridades filipinas anunciaram hoje a detecção do primeiro caso de gripe do frango no país, registrado numa fazenda de patos ao norte de Manila. O ministro da Agricultura, Arthur Yap, disse que o vírus que infectou a fazenda não é uma variante do fatal H5N1.

Segundo o Ministério da Saúde, a denominada gripe aviária foi detectada numa fazenda de patos em Calumpit, na província de Bulacan, cerca de 40 quilômetros ao norte da capital filipina. As autoridades sanitárias afirmaram que embora os patos da fazenda não tenham ficado doentes, as aves terão que ser sacrificadas. Eles acrescentaram que especialistas na Austrália farão análises com o tecido dos patos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu à comunidade internacional que, se não for controlada, a gripe aviária pode se transformar numa pandemia de proporções catastróficas. O pior cenário possível vislumbrado pela OMS é aquele em que o H5N1 se combina com o vírus da gripe comum no homem e origina uma doença tão fatal como a primeira e com tanta capacidade de se transmitir entre as pessoas como a segunda.

As informações são da agência EFE.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.