| 06/07/2005 12h06min
Os indicadores industriais de maio confirmam a desaceleração da atividade econômica. De acordo com o boletim divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as vendas da indústria de transformação caíram 1,51% em relação a maio de 2004, e o nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,5 ponto percentual na mesma comparação. – Essa é uma situação incomum, que não ocorria havia 18 meses – diz o documento.
Na série com ajuste sazonal, as vendas caíram 0,33% e o número de horas trabalhadas diminuiu 0,12% em maio na comparação com abril. Nos cinco primeiros meses deste ano, o número de horas trabalhadas na produção aumentou 0,6% em relação a igual período de 2004, enquanto que as vendas tiveram queda de 2,2%.
A diferença entre os indicadores de horas trabalhadas e de vendas pode indicar a formação de estoques indesejados. Mas também pode ser efeito da valorização do real frente ao dólar, que impede que o aumento da produção voltada às exportações resulte em expansão do faturamento.
A pesquisa mensal indicadores industriais foi feita pela Unidade de Política Econômica da CNI com cerca de 3 mil grandes e médias empresas em 12 estados.
Com informações da CNI e da Agência Globo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.