| 04/07/2005 09h34min
A sonda norte-americana Impactor chocou-se com precisão nesta madrugada ao núcleo de um cometa. O experimento realizado pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos da América, teve como objetivo investigar a criação do universo. A sonda chocou-se contra o Tempel 1 a uma velocidade de 37 mil Km/h, às 2h53m de Brasília, como previsto.
Após 172 dias de viagem, a sonda acertou um alvo que estava a 880 mil quilômetros da nave-mãe, a Deep Impact (Impacto Profundo, como o filme em que um cometa se choca com a Terra), um dia antes. A precisão é das mais impressionantes já alcançadas num projeto de exploração espacial.
– Está confirmado. Aconteceu a colisão. As imagens são incríveis – afirmou o porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa em meio a aplausos dos cientistas.
Minutos antes de realizar a mudança final da trajetória do projétil, os cientistas da Nasa assinalaram que a margem de erro no cálculo do impacto era de menos de um quilômetro. O núcleo do cometa mede apenas 6,5 quilômetros de largura e as fotografias mostraram o que Rick Gremmier, diretor do projeto Deep Impact, classificou como uma estranha forma.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.