Notícias

 | 24/06/2005 16h20min

Ruralistas debatem com o governo soluções para as dívidas do setor

Rodrigues deve anunciar na segunda pontos que serão atendidos

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), disse que o setor agropecuário só irá discutir o Plano Safra depois que o governo apresentar propostas para solucionar o endividamento dos produtores rurais. A bancada ruralista esteve reunida na tarde desta sexta, dia 24, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando observar pontos importantes para o Plano Safra 2006.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, deverá divulgar segunda, dia 27, os pontos das reivindicações dos produtores rurais que poderão ser atendidos pelo governo. Segundo Caiado, essa é uma determinação do presidente.

Participaram da reunião os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e produtores rurais. Segundo Caiado, os aspectos gerais do plano foram apresentados durante a reunião.  Para Caiado, o  endividamento dos produtores foi provocado pela política macroeconômica do governo e pelo período de estiagem que prejudicou principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Uma das principais reivindicações dos produtores rurais é a criação de um fundo que eles possam dispor para pagar suas dívidas. O setor propõe que esse fundo tenha R$ 5 bilhões e que a taxa de juros seja de 8,75%. Os produtores também reivindicam a prorrogação do prazo de pagamento das dívidas contraídas no último plantio e o refinanciamento dos débitos com os fornecedores. Mais  500 mil agricultores não têm acesso aos créditos por estarem inadimplentes.

As informações são da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.