Notícias

 | 01/06/2005 12h35min

Trabalhadores rurais querem negociações com núcleo econômico do governo

Grito da Terra Brasil 2005 foi aberto oficialmente em Brasília

Trabalhadores rurais de 20 Estados brasileiros abriram oficialmente na manhã desta quarta, dia 1º, o Grito da Terra Brasil 2005. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), participam da manifestação 6 mil trabalhadores rurais, mas a PM estimou em 4,5 mil o número de participantes.

Em sua 11ª edição o movimento tem como principais reivindicações a inclusão do trabalhador rural no regime de Previdência Social, com uma política específica para a categoria, o combate à violência no campo, especialmente ao trabalho escravo, e a efetivação de políticas de reforma agrária como a liberação de R$ 18 bilhões para o Programa de Agricultura Familiar na safra 2005/2006.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), Manoel dos Santos, disse que esta edição do Grito da Terra vai focar suas negociações com o núcleo econômico do governo.

– Nós queremos do governo uma posição de negociação do chamado núcleo decisório, que são (os ministérios) o Planejamento, a Fazenda e a Presidência da República coordenando – disse

À tarde os manifestantes darão um abraço simbólico no prédio do Congresso Nacional e terão audiências com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Severino Cavalcanti. Amanhã – último dia de protestos – os manifestantes farão caminhada até o Ministério da Fazenda e terão audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns ministros.

As informações são da Agência Brasil.


Notícias Relacionadas

01/06/2005 11h52min
Grito da Terra Brasil protesta na Esplanada dos Ministérios
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.