Notícias

 | 01/06/2005 07h20min

Servidores do INSS devem iniciar paralisação nesta quinta

Movimento nacional ocorreria por tempo indeterminado

A primeira greve do ano no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá começar nesta quinta, 2 de junho. Descontentes com a falta de reajuste salarial, servidores anunciam que vão paralisar o atendimento à população por tempo indeterminado. O movimento é nacional.

Um histórico de greves e de panes no sistema de computadores vem castigando os segurados do INSS no Estado. Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde e da Previdência (Sindisprev), houve 16 greves a partir de 1986.

Nos últimos cinco anos, o Instituto que encaminha auxílio-doença, aposentadoria e outros benefícios esteve fechado por 277 dias em função das paralisações.

Diretora do Sindisprev, Carmen Fosch argumentou que os servidores – 2,3 mil no Estado – vêm sendo compelidos a entrar em greve devido à insensibilidade do governo federal. Na última tentativa de negociação, sexta-feira, em Brasília, o ministro da Previdência Social, Romero Jucá, disse que não poderia conceder reajuste. Justificou que não obtivera o aval do Ministério da Fazenda.

Os servidores pretendem fechar as cem agências gaúchas do INSS. Seriam afetados os encaminhamentos de benefícios e as perícias médicas. Nesta terça, a diretoria do Sindisprev avaliava se manteria as perícias já agendadas.

As informações são de Zero Hora.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.