Notícias

 | 24/05/2005 13h14min

Joinville vai sediar confronto da Copa Davis em julho

Brasil e Antilhas Holandesas jogam pelo Grupo 2 do Zonal Americano

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou nesta terça, dia 24, a cidade de Joinville como sede do confronto entre Brasil e Antilhas Holandesas, pela semifinal do Grupo 2 do Zonal Americano da Copa Davis, de 15 a 17 de julho.

Os jogos serão realizados em uma quadra de saibro coberta, que será construída a partir de 2 de junho, no Centro de Eventos Cau Hansen, no centro da cidade. Com capacidade para receber 10 mil pessoas, o local foi o primeiro complexo do país preparado para receber quadras removíveis.
 
A escolha da cidade foi baseada em vários itens, entre eles, as vantagens financeiras oferecidas, que servirão para que a CBT coloque em dia suas finanças e possa alavancar novos projetos, além da possibilidade de se realizar eventos paralelos à realização dos jogos. Já estão previstos um curso nacional de capacitação de treinadores, uma feira nacional de esportes e está em negociação um curso de arbitragem.

A contrapartida exigida pela CBT para a realização da Copa Davis será a doação, pelo governo de Santa Catarina, de uma área na Baía Sul, em Florianópolis, onde será construído um centro de treinamento para a região Sul do país, com mais de 15 quadras e um estádio permanente. O projeto já está pronto e será colocado em prática a partir da parceria entre Federação
Catarinense de Tênis, Prefeitura Municipal e Florianópolis e CBT.

O presidente da CBT, o catarinense Jorge Lacerda da Rosa, também pretende aproveitar o evento no Cau Hansen para pleitear a realização futura de um torneio oficial da ATP, indoor, no Brasil, neste mesmo espaço, inclusive com a colaboração da prefeitura de Joinville na captação de recursos.

– Estamos fazendo um pool de empresários da região para arrecadar o valor necessário para comprar a data junto à ATP – disse o vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornholdt.
 
– Joinville foi escolhida porque, dentre todas as cidades que se ofereceram para receber a Copa Davis, esta foi a única que ofereceu grandes vantagens econômicas e que nos oferece um espaço para a realização não apenas do confronto, mas de outras atividades relacionadas ao desenvolvimento do tênis. Vamos promover um mega evento em Joinville – explicou Jorge Lacerda da Rosa, que ainda confirmou a prestação pública de contas 20 dias após a realização da Davis.

Para o técnico da equipe brasileira, Mauro Menezes, o local, mesmo coberto, não deve oferecer muitos problemas para os tenistas contra as Antilhas Holandesas.

– Para nós, o mais importante é que a CBT possa usar a Copa Davis para arrecadar verba para outros projetos, como a capacitação de professores, por exemplo. E achamos que foi uma ótima escolha, um ótimo lugar e temos uma certa flexibilidade para a construção do espaço. Podemos escolher as bolas mais lentas, a quadra também  e estamos ao nível do mar, não devemos ter problemas – disse Menezes.

Brasil e Antilhas Holandesas jogam por uma vaga na final do grupo 2 da Zona Americana, em setembro. O confronto seria realizado na casa do adversário, que abriu mão da organziação por problemas financeiros.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.