| 10/05/2005 14h39min
Israel anunciou nesta terça, dia 10, que realizou esforços diplomáticos na tentativa de garantir que a Cúpula América do Sul-Países Árabes, que acontece em Brasília, não acabe com uma resolução antiisraelense.
– Israel está bem ciente dessa cúpula e estamos em contato com muitos amigos na América do Sul que farão todos os esforços para garantir que não tenhamos resoluções antiisraelenses. Israel tem melhorado as relações com os países árabes, mas com bastante freqüência vemos (nas cúpulas deles) algum tipo de declaração extremista e parcial que não tem impacto positivo no processo de paz– disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mark Regev.
A cúpula é a primeira reunião entre líderes de 12 países sul-americanos e 22 árabes. Autoridades brasileiras dizem que o foco é no aumento do comércio e ligações comerciais entre as duas regiões, além de promover cooperação diplomática. Mas os países árabes também buscam solidariedade em temas como a causa palestina.
Uma minuta da declaração final mostra uma menção favorável ao direito dos povos de "resistir à ocupação estrangeira, de acordo com o direito humanitário internacional".
– Temos relações diplomáticas com todos os países (sul-americanos). Temos trabalhado com países sul-americanos durante semanas. Temos um bom diálogo com eles. Dois ministros de Relações Exteriores estiveram aqui e estamos conversando com embaixadores– disse Regev.
As informações são da agência Reuters.
Confira imagens do encontroGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.