Notícias

 | 09/05/2005 17h45min

Pecuaristas gaúchos pedem apoio à exportação de gado vivo

Indústria exige comercialização apenas após o abate

Pecuaristas de São Borja, no Rio Grande do Sul, reividicaram neste neste sábado, dia 7, ao secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Odacir Klein, que a exportação de bovinos para o Líbano seja mantida. Alguns setores da indústria estão exigindo o abate do gado no Estado para posterior comercialização internacional da carne.

Em março de 2005 produtores rurais da Metade Sul enviaram pelo porto de Rio Grande um carregamento de terneiros para o Líbano. Neste mês a operação deve se repetir. O presidente do Sindicato Rural de São Borja, Ory Dornelles, solicitou apoio do secretário para a continuidade dos embarques destinados a mercados do Oriente Médio.

– A divergência entre criadores e indústrias deve ser resolvida na câmara setorial da bovinocultura – aconselhou Klein.

Nesta quarta, dia 11, o governador Germano Rigotto recebe representantes de abatedouros para discutir o assunto. Klein participou neste sábado da abertura da 23ª Feira do Terneiro, da Terneira e da Vaquilhona, da 2ª Feira do Terneiro Rastreado e do encerramento do 3º Simpósio Cotrisal da carne bovina: a comercialização, no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.
 
As informações são do governo do Estado do RS.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.