Notícias

 | 06/05/2005 17h07min

Amoretty quer ao menos punição para a arbitragem

Ex-presidente do clube e auditor do STJD concedeu entrevista ao clicRBS

O ex-presidente do Inter e membro do quadro de auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Rogério Amoretty, admitiu durante a entrevista online concedida ao clicRBS na tarde desta sexta, dia 6, que o clube tem poucas chances de reverter no tapetão a eliminação na Copa do Brasil. Ele não acredita na anulação da partida contra o Paulista, em Jundiaí, mas quer punição à arbitragem.

– A anulação seria possível na ocorrência de um erro de direito. Por exemplo, no jogo dessa quinta, em determinado momento, algumas informações eram de que o assistente não teria informado ao árbitro de que a bola entrou porque ele teria encerrado o jogo sem querer ouví-lo, o que era obrigado a fazer. Esse seria um erro de não aplicação da regra do jogo, um erro de direito. O erro de fato, que não justifica a anulação, é achar que a bola não entrou, como no caso desse jogo – disse Amoretty.

A polêmica toda envolve o lance da cobrança de pênalti do volante Perdigão, no qual a bola bateu no travessão e caiu atrás da linha do gol. O Paulista garantiu a vaga nas penalidades, por 4 a 2. A equipe adversária ainda teria mais uma cobrança e poderia garantir a vaga se convertesse a cobrança, mas o árbitro Djalma José Beltrami Teixeira acabou invalidando o gol colorado.

– Esse episódio afeta, e muito, a credibilidade da arbitragem brasileira, pois demonstra que não se pode confiar em quem está trabalhando nessa atividade – considerou. – O que cabe é adotar outras medidas contra o árbitro e contra o auxiliar. No caso do auxiliar, já que ele disse que a bola não entrou, está evidente que não tem a menor condição de atuar nessa função, pois estava a cerca de 3 metros e, se não viu a bola entrar, não enxerga nada – completou Amoretty.

Nem mesmo o uso do recurso das imagens das penalidades dá muitas esperanças ao ex-presidente colorado:

– O jurídico do Inter deverá analisar a súmula e verificar se há alguma contradição, inclusive diante das imagens que a televisão mostrou, para avaliar se há o que pleitear quanto à anulação ou eventual perda de pontos pelo Paulista – prevê, afirmando que o uso do videotape só poderia ser usado para punir a arbitragem.

Confira a íntegra da entrevista online:

COLORADO DE POA fala para Paulo Amoretty: Olá, Sr. Paulo Amoretty, quais as chances de reverter este resultado?

Paulo Amoretty fala para todos: Oi, companheiro, tudo bem? Pelo quadro que foi apresentado, isto é, de que o auxiliar do árbitro, o bandeirinha, declarou que a bola não entrou, é muito difícil, senão impossível, reverter o resultado O que cabe é adotar outras medidas contra o árbitro e contra o auxiliar.


Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: Boa tarde, Amoretty... o uso do videotape tem sido freqüente para punir e/ou absolver atletas (e até mesmo árbitros). Nesse caso, o Inter pode apostar no uso desse recurso?

mared fala para todos: Sr Paulo, este episódio não afeta a confiabilidade no próprio TSJD?

Paulo Amoretty fala para todos: Pode, sim, mas isso com o objetivo de tentar uma punição ao auxioiar, e ao próprio árbitro. No caso do auxiliar, já que ele diz que a bola não entrou, está evidente que não tem a menor condição de atuar nessa função, pois estava a cerca de 3 metros e se não viu a bola entrar, não enxerga nada;

Mariane Hahn fala para todos: Boa tarde, Amoretty. Durante à tarde, o presidente do STJD, Luis Zveiter, declarou considerar o auxiliar João Luiz Magalhães como o culpado pela eliminação do Inter. Assim, ele considerou a possibilidade de continuidade do jogo. Esse fato renova a esperança colorada?

Paulo Amoretty fala para todos: Esse episódio afeta, e muito, a credibilidade da arbitragem brasileira, pois demonstra que não se pode confiar em quem está trabalhando nessa atividade. O STJD apenas julga de acordo com a legislação, que, no caso, está correta.

Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: A medida de processar o árbitro e os auxiliares se refere às perdas financeiras pela desclassificação, correto? Como estipular esse valor e de onde viria esse pagamento ?

Paulo Amoretty fala para todos: Eu não li ou ouvi a entrevista do Presidente Zveiter, por isso não estou percebendo a possibidade legal de prosseguir o jogo.

JOSÉ HENRIQUE fala para todos: Existe alguma medida de segurança para impossibilitar que o Paulista jogue contra o Figueirense antes da decisão do STJD?

Mariane Hahn fala para Paulo Amoretty: Mas se houver essa possibilidade, o Inter irá investir?

clicrbs fala para Paulo Amoretty: Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: A medida de processar o árbitro e os auxiliares se refere às perdas financeiras pela desclassificação, correto? Como estipular esse valor e de onde viria esse pagamento ?

Paulo Amoretty fala para todos: A primeira medida deve ser na justiça desportiva, no STJD, postulando que o árbitro e especialmente o assistente, seja afastado, para que não atue mais, pois poderá continuar prejudicando outros se assim fizer. A postulação financeira seria na justiça comum, e o valor de uma indenização seria analisado de acordo com uma série de elementos, a começar por aquilo que o clube deixou de faturar por não seguir adiante.

Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: Com a súmula do árbitro Djalma Beltrami chegando ao STJD, qual será o procedimento dos advogados e do jurídico do Internacional ?

Paulo Amoretty fala para todos: Não vi o jogo, apenas pude ouvir algumas partes, porque estava viajando para Santa Maria, mas percebi, pela narração e pelos comentários da Gaúcha, que o Inter jogou melhor no primeiro tempo, mas no segundo o jogo foi ruim e não pudemos produzir nada.

colorado triste fala para Paulo Amoretty: Dr. Amoretty, a vaga foi perdida por incopetencia do Inter, o senhor nao acha que esta na hora de mudanca no comando tecnico do time?

Paulo Amoretty fala para todos: A medida seria a impetração de um mandado de garantia, mas isso somente se houvesse um direito líquido e certo com base numa possibilidade de anulação do jogo, o que não parece possível diante dos fatos como foram apresentados pela arbitragem.

Paulo Amoretty fala para todos: O jurídico do Internacional deverá analisar a súmula e verificar se há alguma contradição, inclusive diante das imagens que a televisão mostrou, para avaliar se há o que pleitear quanto à anulação ou eventual perda de pontos pelo Paulista.

Maurí fala para Amoretty: em reportagem no programa toque de bola, a opinião era unânime que no STJD seria difícil reverter esta situação, o que concordo por tratar-se de um tribunal político. Mas como ficaria a situação na justiça comum vez que afetou o Estatuto do torcedor?

Eduardo S.L.Gonzaga fala para clicrbs: Dr. Amoretty este fato ocorrido poderá ser melhor analisado pelo STJD para que tal injustiça não seja novamente cometida

Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: A anulação do confronto seria possível sob quais circunstâncias, por exemplo ?

Paulo Amoretty fala para todos: Não há dúvida, colorado triste como estamos muitos hoje, que houve incompetência também, porque se tivéssemos jogado bem, não teríamos sequer chegado aos penalties.

Paulo Amoretty fala para todos: O estatuto do torcedor não traz previsão legal que possa alterar um resultado de jogo ou anular o jogo, nem poderia, porque se isso fosse possível, grande parte dos jogos não terminaria mais. É preferível que tal situação permaneça na esfera desportiva.

Paulo Amoretty fala para todos: Exatamente, Eduardo, o STJD deve apreciar se houve má fé ou erro tão grave do auxiliar e do árbitro que justifiquem, o que eu penso que ocorre, o seu afastamento do quadro de arbitragem. Pelo menos ao auxiliar isso deveria ser imposto. O exemplo iria fazer com que diminuíssem os erros.


Paulo Amoretty fala para todos: A anulação do jogo seria possível na ocorrência de um erro de direito. Por exemplo, ontem, em determinado momento, algumas informações eram de que o assistente, o bandeirinha, não teria informado ao árbitro de que a bola entrou porque ele teria encerrado o jogo sem querer ouví-lo, o que era obrigado a fazer. Esse seria um erro de não aplicação da regra do jogo, um erro de direito. O erro de fato, que não justifica a anulação, é achar que a bola não entrou, como no caso desse jogo.

Mariane Hahn fala para Paulo Amoretty: Essa sensação de "incompetência" que o senhor colocou contagia os jogadores? Com a sua experiência, de que forma uma injustiça dessas afeta o ânimo dos atletas, que precisam pensar no próximo desafio que tem já no domingo, pelo Brasileirão?

fernandão fala para todos: o testemunho de jogadores e jornalistas que afirmam ter ouvido o auxiliar validar o gol pode ser levado em conta em uma audiência?

gerson fala para todos: o senhor entende tudo de futebol. O Sr nao nao acha que muricy ja nao contribui com o time?

Paulo Amoretty fala para todos: O ânimo, a motivação dos jogadores deve ser sempre cuidada e trabalhada, com as circunstâncias de cada momento. Assim, penso que a Diretoria já deve estar tratando disso, e se alguma influência negativa pudesse haver, provavelmente seria afastada. Há casos de jogadores, porém, que reagem positivamente, isto é, usam a indignação para ter motivação. A incompetência do time, como tem ocorrido algumas vezes, é fruto de um momento, de um estágio, ou assim nós colorados desejamos que seja, e depende de formulações técnicas e estratégicas bem como do desempenho pessoal de alguns jogadores, que às vezes não estão no melhor ponto.

Juliano Schüler pergunta para Paulo Amoretty: E mesmo o senhor vendo pouca "luz no fim do túnel", o clube vai ao STJD tentar anular o jogo, refazer as cobranças de pênalti, etc. etc. ?

Paulo Amoretty fala para todos: Pode, sim, Fernandão. E se houver alguma imagem de tv ou gravação de rádio, melhor ainda. É preciso levar em conta, porém, que se os jornalistas forem gaúchos, o STJD não daria a mesma importância do que se fossem de outro estado, especialmente de São Paulo.

Paulo Amoretty fala para todos: Treinador é quase sempre uma pessoa difícil, e por isso sou contra a troca. Mas além disso penso que o treinador Murici tem bastante a contribuir para o time, embora talvez o fizesse mais rapidamente se alterasse alguma coisa desde já. Por favor, não perguntem o que seria, porque eu não gostaria de fazer crítica pontual e nem de comentar sobre tais ou quais jogadores.

colorado triste fala para Paulo Amoretty: o sr. acha que temos time, tecnico e esquema de jogo pra enfrentar o brasileiro sem risco de cair e com chances reais de ser campeao?

Paulo Amoretty fala para todos: Vê bem, Juliano, não sei o que está na súmula, e talvez o seu conteúdo possibilite, como eu disse antes, que alguma pretensão seja apresentada. Ou então, para punir e afastar o auxiliar e o árbitro, o que é proveitoso e exemplar.

Paulo Amoretty fala para todos: Não há dúvida de que não teremos problema quanto ao risco de cair para a segunda divisão. O nosso time é bom, deve fazer uma boa campanha, apesar do mau começo. Lembra do ano passado, quando o Murici pegou com o time mal colocado e fez uma excelente campanha? Chances de ser campeão já não são tantas, diante da existência de times mais regulares, como o Santos. Mas se embalar, quem sabe?

JULIANO SCHÜLER
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.