Notícias

 | 02/05/2005 22h47min

César Maia aposta em viabilidade e apoio do PSDB em 2006

Prefeito do Rio disse que Lula já está em campanha presidencial

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), disse nesta segunda, dia 2, que acredita na viabilidade de sua candidatura à Presidência da República e espera ter o apoio do PSDB, apostando que nenhum dos possíveis candidatos tucanos decole para as eleições de 2006.

Maia disse ter informações de que as aparentes dificuldades da pré-candidatura do governador paulista, Geraldo Alckmin, estariam levando o PSDB a voltar a cogitar o nome do prefeito de São Paulo, José Serra, candidato derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, na última eleição presidencial.

Maia participou do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Ao comentar o quadro sucessório, o prefeito reclamou de uma situação que considera favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o prefeito carioca, enquanto neste momento os partidos fazem uma mobilização de idéias e não apresentam abertamente candidatos, o presidente já está em campanha.

Correndo por fora, o governador gaúcho, Germano Rigotto, defendeu a candidatura própria do PMDB. Na sua opinião, a inserção nacional do partido pode fazer a diferença na disputa presidencial e uma alternativa tipo "terceira via" poderia conquistar o eleitorado em uma situação onde há polarização entre um candidato governista e outro marcadamente de oposição.

Rigotto teve uma experiência vitoriosa nessa linha na disputa estadual em 2002, quando começou com 3% das intenções de voto e acabou deixando para trás um dos favoritos, o ex-governador Antonio Britto (PPS), para derrotar no segundo turno o outro favorito, o atual ministro da Educação, Tarso Genro (PT). Desde então, o chamado "efeito Rigotto" passou a ser uma referência de sucesso na política gaúcha.

A 18ª edição do Fórum da Liberdade, evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais, reúne políticos e empresários em atividades cujo tema é o futuro do mercado de trabalho. Participaram da sessão de abertura, além de Maia e Rigotto, o deputado federal e pré-candidato do PPS, Roberto Freire (PE). Na terça-feira, será a vez de Alckmin.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.