Notícias

 | 29/04/2005 16h20min

Países do Mercosul discutem integração de políticas sociais

Reunião foi presidida por ministro brasileiro

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que os países integrantes do Mercosul estão discutindo a criação de um "Mercosul Social" para integrar as políticas da região. A declaração foi feita nesta sexta, dia 29, em reunião de ministros da área social da Argentina, Brasil, Venezuela, Paraguai e Uruguai, presidida por ele. O encontro obedece à decisão dos presidentes desses países para que sejam promovidas reuniões sobre três áreas estratégicas: financeira, energética e social.

– Constatamos que nós precisamos trabalhar mais constantemente na busca de políticas comuns, de compromissos comuns em torno de alguns programas– afirmou Patrus Ananias.

A idéia é que essa instância seja responsável pela integração dos programas sociais desenvolvidos pelos países associados (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e também de países associados ao bloco, como Bolívia, Peru e Chile. Patrus disse ainda que essa integração deve alcançar no futuro todos os países latino-americanos. Segundo o ministro, o pedido para que seja criado um escritório permanente para tratar das questões sociais já foi encaminhado à presidência do bloco.

Na área social, os governos pretendem definir ações conjuntas de combate à pobreza. O resultado dessas discussões será avaliado em nova reunião presidencial que ocorrerá, em maio, durante a cúpula da América do Sul e dos Países Árabes.

– Enfrentamos problemas semelhantes e viemos empreendendo políticas públicas e sociais vigorosas para superá-los. Há, portanto, grande potencial de cooperação em relação ao desenvolvimento dessas políticas sociais– afirmou Ananias.

As informações são da Agência Brasil.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.