Notícias

 | 29/04/2005 13h52min

Situação de policiais seqüestrados em Roraima é tensa

Secretário estadual do Índio teme pelo desfecho na aldeia Flechal

O secretário estadual do Índio de Roraima, Adriano Nascimento, afirmou, nesta sexta, dia 29, que teme pela segurança dos quatro policiais federais seqüestrados há uma semana na comunidade do Flechal, na reserva Raposa Serra do Sol. Os reféns foram capturados por lideranças indígenas ligadas à Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima (Sodiur), que possui restrições à homologação de terras locais.

– A situação lá agora está ficando cada vez mais tensa, os indígenas estão perdendo a paciência.A negociação não avançou muito porque eles querem dialogar com o governo federal, não conosco – disse.

Segundo Nascimento, as lideranças do Flechal planejam separar os policiais uns dos outros ou escondê-los no meio da floresta. Os relatos obtidos até a última quinta, dia 28, indicavam que os reféns vinham recebendo bom tratamento e que podiam caminhar livremente pela comunidade.

Ainda nesta sexta, membros do governo federal e o presidente da Sodiur, José Novaes, negociam a possível libertação dos policiais. Conforme Novaes, a Sodiur ainda não tem uma pauta de reivindicações fechada para apresentar, mas espera ouvir propostas que acalmem os índios do Flechal.

– Eu não tenho poder de ordenar a libertação dos policiais, a comunidade está muito revoltada, agindo por conta própria – disse.

Novaes acrescentou ainda que a Sodiur não é contra a homologação da Raposa Serra do Sol, mas quer que ela exclua as vilas urbanas, as estradas e as áreas de produção.

As informações da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.