Notícias

 | 24/04/2005 12h38min

PF espera solução de impasse em Roraima neste domingo

Quatro policiais federais são mantidos reféns por índios

A Polícia Federal espera que ainda neste domingo, dia 24, se resolva pacificamente o impasse em relação ao aprisionamento de quatro policiais federais na comunidade Flechal, no município de Uiramutã, no norte de Roraima. Segundo o superintendente regional da PF, José Francisco Mallmann, os quatro policiais feitos reféns pelos indígenas desde a tarde de sexta-feira estão sendo bem tratados.

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Marinaldo Trajano, lamentou o fato de indígenas da comunidade do Flechal manterem quatro policiais federais como reféns. Marinaldo chegou, nesta manhã, a Brasília, onde ficará até o dia 29, participando de manifestações do chamado Abril Indígena.

– Também viemos agradecer o presidente Lula e o ministro da Justiça por terem feito a homologação em área contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol – contou ele, por telefone.

Os policiais que desde a tarde da última sexta estão presos são do Mato Grosso e fazem parte do grupo de 140 homens da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal que compõem a operação da Operação Upatakon. Ela foi iniciada no dia 17, para garantir a efetivação da homologação da terra indígena.

– A Polícia Federal está aqui para dar segurança aos indígenas. É um desrespeito a gente se voltar contra eles, desmoraliza nossa luta – lamentou Marinaldo.

Os indígenas da comunidade de Flechal são ligados à Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), uma entidade contrária à homologação contínua. Marinaldo acredita na possibilidade de diálogo entre o CIR e a Sodiur.

– Precisamos unir nossas lutas e mostrar que podemos trabalhar juntos para o desenvolvimento de Roraima. A Raposa Serra do Sol não é do CIR, é de todos os indígenas – defendeu ele.

O tuxaua Lauro Sodré, que lidera o protesto no Flechal, afirmou que a Sodiur e o CIR já estavam caminhando para um acordo, mas que o governo federal atropelou o processo de negociação ao fazer a homologação sem consultá-los.

As informações são da Agência Brasil.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.