Notícias

 | 12/04/2005 20h30min

Relatório diz que África não atinge metas contra pobreza

Continente terá de dobrar crescimento econômico em 10 anos

Um relatório divulgado nesta terça, dia 12, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial, mostra que a África está longe de atender as chamadas Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas por 180 governos de todo o mundo.

 

De acordo com o documento, o continente africano terá de dobrar seu crescimento econômico, atingindo um índice de 7% em dez anos, para atingir as metas globais de redução da pobreza. Os mesmos 180 governos vão se reunir em uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O relatório diz que o Extremo Oriente deve atingir as metas contra a pobreza devido ao elevado índice de crescimento na China e na Índia. Já a África, segundo o relatório, vai no caminho contrário, com taxas de pobreza ainda muito altas.

 

Há quase um mês, a ONU cobrou ações coordenadas e intensivas em nível internacional, nacional e local contra a pobreza, especialmente na África. O secretário-geral Kofi Annan disse na ocasião que a persistência da miséria no mundo é "intelectual e moralmente inaceitável".

 

O relatório do Banco Mundial e do FMI diz que há 12 países africanos – entre os quais Gana, Mali, Moçambique, Tanzânia e Uganda – que crescem mais de 5,5% ao ano, mas que em geral o continente continua atolado na miséria.

 

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.