| 10/04/2005 20h12min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a série de viagens que realizará ao continente africano pela República dos Camarões, onde desembarcou na tarde deste domingo, dia 10. Essa é a quarta viagem de Lula à Africa desde que assumiu a presidência. Até quinta, dia 14, ele visitará também Nigéria, Gana, Guiné-Bissau e Senegal
A atuação conjunta do Brasil e países africanos na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a defesa do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) foram os destaques dos discursos de Lula e de Paul Biya, presidente da República de Camarões, em jantar no Palácio Presidencial, em Iaundé.
– É inaceitável que continentes inteiros como a África, com 54 países, não tenham representação no Conselho de Segurança da ONU – afirmou Lula em seu discurso.
Lula disse que as duas autoridades não podem ser observadores passivos de decisões que afetam o seus destinos, ao referir-se a uma parceria entre o Brasil e os países africanos para defender interesses comuns na OMC. O presidente brasileiro afirmou que o comércio internacional pode ajudar a erradicar a fome e a pobreza.
– Juntos, temos de lutar pela eliminação dos pesados subsídios e das medidas protecionistas praticadas pelos países ricos – acrescentou.
Lula destacou, no discurso, que a República de Camarões foi um dos países mais receptivos no processo de reaproximação do Brasil com o continente africano. Por isso, o Brasil decidiu reabrir sua embaixada em Iaundé.
– Nossa decisão é uma aposta para a reaproximação com Camarões e todo o continente– afirmou.
Paul Biya destacou que Lula chegou ao seu país "com o merecido título de campeão na luta contra a pobreza". Para o presidente de Camarões, essa atuação do governo brasileiro credencia o país a uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Biya também considerou "importante" que Brasil e Camarões atuem conjuntamente na defesa de interesses comuns na OMC.
O encontro durou 40 minutos e teve também a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Com informações da Agência Brasil e jornal Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.