| 27/03/2005 11h33min
A Coréia do Norte confirmou no domingo um surto de gripe aviária em duas fazendas da capital Pyongyang e afirmou que centenas de milhares de frangos infectados foram mortos e enterrados. Apesar disso, nenhum criador foi infectado afirmou a agência estatal de notícias norte-coreana KCNA.
– A gripe aviária recentemente surgiu em algumas granjas. incluindo a de Hadang – afirmou a agência citando membros da comissão de emergência veterinária do país.
– Centenas de milhares de frangos infectados foram queimados antes de serem enterrados nas granjas – disse.
A comissão tem trabalhado para evitar a disseminação da doença a outras granjas e autoridades dos ministérios da Saúde e da Agricultura têm promovido campanha para impedir que a doença se espalhe. A confirmação do surto acontece mais de uma semana depois que a mídia sul-coreana afirmou que a gripe aviária tinha surgido em Pyongyang no mês passado.
Ainda não está claro se a variante do vírus envolvido no surto é a H5N1, capaz de infectar humanos. Esse germe matou 34 vietnamitas, 12 tailandeses e um cambojano desde que surgiu em várias partes da Ásia no final de 2003. A Coréia do Sul confirmou 19 casos de H5N1 em granjas do país entre dezembro de 2003 e março de 2004, o que resultou em matança de animais.
Nenhuma infecção do vírus em humanos foi identificada na Coréia do Sul, mas o surto interrompeu as modestas exportações de aves do país para o Japão, Hong Kong e China. Os casos levaram a um aquecimento das exportações brasileiras de frango, já que os países onde o vírus da gripe aviária foi identificado estão sofrendo restrições às vendas de seus produtos avícolas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.