| 24/03/2005 13h08min
Levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar aponta que a colheita de arroz no Rio Grande do Sul alcança 26% da área plantada. A colheita do milho já chega a 49% das lavouras, e a soja a 7%. As colheitas realizadas confirmam as médias estimadas em semanas anteriores para o Estado. As produtividades da soja têm variado entre 300 e 800 quilos por hectare e com baixa qualidade. As cargas apresentam grande índice de grãos verdes e malformados, típicos de uma maturação forçada pelo clima adverso.
No caso do arroz, as produtividades obtidas oscilam entre 6 mil e 5,5 mil quilos por hectare, com tendência de se aproximar mais dos 5 mil quilos por hectare à medida que as máquinas começarem a entrar nas lavouras do tarde que sofreram com a falta de irrigação mais eficiente. A qualidade do produto tem apresentado rendimento de engenho menor que o da safra passada. Boa parte das amostras analisadas têm apresentado índices abaixo dos 50% de grãos inteiros, quando o ideal seria algo próximo aos 60%. Segundo técnicos da Emater/RS-Ascar, os problemas de irrigação e a variação de temperatura entre o dia e a noite durante a fase de formação dos grãos, seriam a principal causa.
No milho, embora restem mais de 50% da área a ser colhida, é pouco provável que se obtenha alguma produção comercial. De maneira geral são lavouras do tarde que tiveram seu desenvolvimento completamente comprometido pela estiagem e que estão servindo de alimento para as criações. Nas lavouras do cedo as produtividades foram próximas às médias históricas, sendo, em alguns casos, superiores aos 6 mil quilos por hectare, ajudando a elevar a média geral do Estado, estimada atualmente em 1,6 mil quilos por hectare.
As informações são do Governo do Estado do RS.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.