Notícias

 | 23/03/2005 11h39min

Lula garante que reforma ministerial está encerrada

Presidente diz que pacote de mudanças na Previdência é prioridade do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, nesta quarta, dia 23, que o processo de reforma ministerial está encerrado. O recado do presidente Lula aos integrantes do governo na reunião ministerial foi anunciado pelo porta-voz da presidência, André Singer. No breve encontro desta manhã, o presidente mencionou o pacote de melhorias na gestão da Previdênca, mas não chegou a detalhá-lo. As mudanças na previdência foram citadas por Lula como prioritárias ao governo.

Lula discursou por 30 minutos, quando pediu aos ministros para acelerar ações, como as medidas contra a seca na região Sul e a intervenção nos hospitais públicos do Rio de Janeiro. Segundo Singer, ele não fez menção direta aos ministros que estavam ameaçados de demissão.

Durante o encontro, o presidente Lula apresentou os nomes dos novos integrantes do governo: o senador Romero Jucá (PMDB-RR), novo ministro da Previdência Social, e o deputado Paulo Bernardo (PT-PR), que assumiu a pasta do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Foram tratados também na reunião como assuntos importantes dos próximos dois anos de governo a ferrovia transnordestina, o projeto do biodisel, a transposição do Rio São Franscisco e a melhoria do relacionamento com o Congresso Nacional. Além disso, Lula pediu para a Casa Civil organizar reuniões ministeriais para aprofundar alguns temas. Durante o encontro de menos de uma hora, o mais breve desde o início do governo, o único a falar foi o presidente.

Não compareceram à reunião ministerial o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o ministro da Educação, Tarso Genro, em viagem ao Ceará, e o vice-presidente da República, José Alencar, que estava reunido com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld. Em seguida, o integrante do governo norte-americano se reuniu com Lula. 

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.