Notícias

 | 22/03/2005 17h04min

Preços agrícolas têm forte alta de 5,1% em São Paulo

Elevação é a maior desde dezembro de 2004

Os preços agrícolas tiveram expressiva alta de 5,10% na terceira quadrissemana de março, com ganho de 2,97 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior. Segundo análise elaborada pelo pesquisador Nelson Batista Martin, do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou forte alta nas últimas quatro semanas devido a uma conjunção de fatores que vêm pressionando os preços dos produtos de origem vegetal.

Dos 19 produtos analisados, 10 apresentaram crescimento no preço (banana, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, tomate, trigo, ovos e suínos), enquanto seis tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, feijão, aves e boi). O destaque de alta foi o preço da soja (34,78%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu no amendoim (-18,37%).

Entre os produtos de origem vegetal o forte aumento nos preços dos grãos e, com menor intensidade, nos das frutas e das olerícolas, elevou o preço do grupo em 8,78%. Já no segmento animal a queda nas cotações das aves e do boi não foi compensada pela alta em ovos e suínos, o que reduziu o preço do grupo em 1,54%. O resultado foi a alta de 5,1% no índice geral (IPR), a mais elevada desde a primeira quadrissemana de dezembro de 2004.

O preço do milho iniciou em março forte recuperação, com alta das cotações do produto no mercado interno, devido às estimativas de quebra de safra. Isto deverá exigir importações para atender o consumo brasileiro, dada a expansão da produção de aves, ovos, suínos e leite.

As informações são do IEA.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.