| 20/03/2005 17h40min
As forças da Organização das Nações Unidas (ONU) tiveram neste domingo, dia 20, seu enfrentamento mais sangrento dos seus 10 meses de missão no Haiti. Uma operação para desalojar ex-soldados de uma delegacia terminou em tiroteio e matou três pessoas, uma delas um soldado de paz, segundo autoridades. Outros três soldados das Nações Unidas ficaram feridos.
O soldado do Sri Lanka que morreu na operação de Petit-Goave, um reduto de ex-soldados a 72 quilômetros de oeste de Porto Príncipe, foi a primeira baixa da força de paz, disse o porta-voz da ONU Toussaint Kongo-Doudou. Também morreram dois ex-soldados haitianos e outros 10 milicianos ficaram feridos. Foram detidos 35 ex-soldados.
Os soldados das Nações Unidas entraram em Petit-Goave antes do amanhecer com o objetivo de retirar os ex-militares da delegacia. Pouco depois, houve tiroteio, segundo o porta-voz da polícia civil da ONU, Jean-Francios Vezina.
Este é o primeiro enfrentamento de importância entre a tropa da ONU que busca estabilizar o Haiti, e antigos membros do desmantelado exército nacional, que ajudaram a derrubar o ex-presidente Jean-Bertrand Aristide em um golpe de estado em 1991 e novamente em uma rebelião popular há um ano.
As informações são da agência AP.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.