| 20/03/2005 11h27min
Apesar de rejeitar o debate político-eleitoral neste ano, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, sinalizou que o governo precisa trabalhar e o PT colaborar para garantir a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2006.
– O nosso desafio não é só concluir este ano e avançar em 2006. O nosso desafio é reeleger o presidente Lula, reelegendo o nosso projeto, afirmou Dirceu na noite deste sábado, 19, durante discurso na festa de comemoração de 25 anos do PT.
Apesar dessa determinação, ele disse que o governo não será arrastado para o debate político-eleitoral e criticou afirmações sobre a possível antecipação ao falar em reeleição. Dirceu, que aproveitou para alfinetar a oposição.
– Os únicos partidos que tentam encurtar o caminho são o PSDB e o PFL, que já lançaram o Alckmin e o Cesar Maia, disse, referindo-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao prefeito do Rio de Janeiro.
O processo de negociação política de olho em 2006, no entanto, já começou. Um dos objetivos da reforma ministerial é reforçar a sustentação do governo no Congresso Nacional para melhorar a governabilidade e fortalecer as bases de apoio para as eleições presidenciais.
Além de Dirceu, o ministro da Saúde, Humberto Costa, também tocou no tema da reeleição de Lula em seu discurso. Ele, que deve ser substituído na reforma, afirmou que ambições pessoais não devem se sobrepor ao projeto presidencial de 2006.
– Precisamos construir a nossa unidade através de uma política nacional que dê ao presidente Lula a condição de disputar a reeleição da melhor forma possível. Precisamos garantir mais quatro anos para o presidente Lula fazer as mudanças necessárias no país, afirmou Costa.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.