Notícias

 | 16/03/2005 13h26min

Justiça concede liminar contra demissões em hospitais do Rio

Funcionários exerciam cargos em funções gratificadas

Os 285 funcionários exonerados, na terça, dia 15, pela secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro continuam trabalhando nos hospitais sob intervenção federal. A Justiça Federal concedeu liminar contra as demissões respondendo à ação cautelar do Ministério da Saúde. Os funcionários exerciam cargos em funções gratificadas nas unidades do Andaraí, Lagoa, Cardoso Fontes e Ipanema.

Ao saber das demissões, o ministro da Saúde, Humberto Costa, criticou a falta de colaboração da prefeitura no processo de recuperação dos hospitais.

– O prefeito quer quebrar o pacto federativo na área da saúde de forma integral. Nós temos servidores nas unidades municipais e estaduais. O estado tem servidores nos municipais. Os municípios têm nos federais. Parece que na cabeça dos gestores municipais de saúde e do prefeito da cidade não existe a idéia do SUS (Sistema Único de Saúde). A idéia do SUS é ser sistema para atender à população de um modo geral – disse.

Nesta quarta, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município os dados da Controladoria Geral do Município sobre os investimentos da prefeitura no setor de saúde em 2004. Segundo o Diário Oficial a prefeitura investiu 17,05%, percentual acima dos 15% determinados pela Emenda Constitucional.

As informações são da Agência Brasil.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.