Notícias

 | 16/03/2005 12h29min

Dutra descarta mudanças na Petrobras para acomodar aliados

Reforma ministerial será anuncia nesta semana

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, afirmou que não recebeu nenhuma consulta do governo a respeito de mudanças de cargos na empresa para acomodar partidos aliados. Esta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar uma reforma ministerial.

– Não tenho nenhuma informação, não fui contactado por ninguém do governo sobre possibilidade de mudanças na Petrobras...tenho visto especulações e algumas notinhas plantadas...se depender de mim, não há mudança na diretoria – declarou a jornalistas antes de palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ele esclareceu, no entanto, que o Conselho de Administração da Petrobras é responsável pela decisão sobre cargos administrativos e a União tem a sua maioria, inclusive com três ministros ocupando assentos, o que lhes dá o direito de fazer modificações.

– Mas eu garanto que até agora não tem nenhum sinal (de mudanças) – disse.

Dutra comentou ainda, que está acompanhando atentamente as discussões políticas na Bolívia, onde a empresa é a maior companhia estrangeira e cujas atividades correspondem a 20 por cento do Produto Interno Bruto boliviano. Ele descartou sair do país devido a um possível aumento de impostos para empresas estrangeiras que exploram petróleo e gás.

– Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos, a nossa expectativa é que se chegue a uma proposta que atenda os interesses da Bolívia e do povo boliviano, e que não iniba investimentos estrangeiros – declarou.

Dutra negou que esteja negociando a compra de mais uma empresa de gás no Uruguai – em dezembro comprou as distribuidoras de gás de cozinha Gaufil e Lufirel – conforme rumores de mercado, assim como a compra de mais ativos na Argentina, onde em 2002 a estatal comprou a Perez Companc.

– Uma das prioridades da Petrobras é a América Latina e olhamos todas as oportunidades...mas não tenho nenhuma informação sobre isso (Uruguai e Argentina) – afirmou.

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.