| 14/03/2005 19h18min
A estiagem está fazendo com que muitos agricultores do Paraná adiem a plantação com medo da falta de água para irrigação. O alerta é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Estado. Isso pode resultar na escassez de alguns produtos nos próximos dois ou três meses, provocando alta do preço para o consumidor final.
Como metade da produção de hortaliças está na Região Metropolitana de Curitiba, onde a falta de chuvas é menor e em todas as plantações já é normalmente usada a irrigação artificial, a falta de chuva é menos sentida. No entanto, o custo do produtor aumenta com a seca. Segundo o técnico do Deral, Maurício Lunardon, além de aumentar o consumo de água, já que é preciso irrigar mais vezes, a produção fica mais sujeita a pragas, o que exige uma aplicação maior de agrotóxico.
Além das hortaliças, as plantações de batata estão sofrendo com a estiagem. O tubérculo já vem subindo de preço desde janeiro justamente por causa de problemas climáticos em São Paulo e Minas Gerais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.