Notícias

 | 11/03/2005 19h54min

Salinização de rios pode causar falta d'água em Itajaí

Baixo índice de chuvas em fevereiro esta comprometendo a captação

O alto grau de salinização da água dos rios Itajaí-Mirim e Canhanduba – problema agravado pela falta de chuva em fevereiro – está comprometendo o abastecimento de água potável em Itajaí e Navegantes, no Litoral Centro-Norte catarinense.

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-Estrutura de Itajaí (Semasa) informou que o problema está obrigando as estações de tratamento a trabalhar em ritmo reduzido.

Nesta sexta-feira, dia 11, a estação de tratamento que capta água do Rio Canhanduba foi desativada, pois o índice de salinidade chegou a um grama por litro.

O índice aceitável de salinização da água, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é de até 250 mg de sal por litro de água captada.

Mesmo no novo ponto de captação do Canhanduba, localizado no Bairro São Roque, distante dois quilômetros do antigo, o índice de salinização chegou a 470 mg/l.

– A nossa alternativa tem sido captar água nos intervalos de marés, quando a cunha salina não chega até lá – afirmou Marcelo Sodré, superintendente do Semasa, explicando que, em função da falta de chuva, a água do mar acaba avançando rio acima.
 
Nesta sexta-feira, algumas ruas da região central de Itajaí já apresentavam sinais de falta de água. Para não agravar o problema, o Semasa está apelando para que a população combata o desperdício, evitando lavar calçadas e carros e tomar banhos demorados.

As informações são do Jornal de Santa Catarina.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.