| 11/03/2005 18h48min
A estiagem que atinge a região Sul deve provocar escassez de peixe na Semana Santa, principalmente no Oeste de Santa Catarina e no Noroeste do Rio Grande do Sul.
O gerente executivo da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Luís Alberto de Mendonça Sabanay, estima que as perdas da produção destinada a Semana Santa cheguem a 40% nessas duas regiões.
O volume das perdas e medidas para auxiliar a piscicultura serão debatidas a partir das 9h deste sábado, dia 12, no auditório da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó).
O motivo da queda é o baixo nível dos açudes, lagoas e tanques. Sabanay disse que muitos piscicultores fizeram a despesca antecipada para evitar que os peixes morressem por falta de água. Com isso a produção diminuiu de volume. O produtor também perdeu dinheiro, pois o pescado não tinha atingido o peso ideal.
O responsável técnico pelo setor de piscicultura da secretaria de Agricultura de Chapecó, João Warken, disse que a oferta de peixe na Semana Santa deve cair 50%. Normalmente eram comercializadas 20 toneladas de peixe na quarta e quinta-feira antes da Páscoa. Neste ano, a previsão é de 10 toneladas.
O Oeste catarinense responde por 40% da pesca cultivada de Santa Catarina, estimada em 18 mil toneladas. A região conta com 3,9 mil produtores. Destes, pelo menos mil são comerciais. Cerca de 25% tiveram perda total, e os 75% restantes tiveram algum tipo de prejuízo.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.