Notícias

 | 09/03/2005 23h43min

Tricolor empata com Vila Nova pela Copa do Brasil

Zero a zero no Olímpico garante o time na terceira fase da competição

O Grêmio empatou com Vila Nova, de Goiás, na noite desta quarta, dia 9, pelo placar de 1 a 1. O gol da equipe goiana saiu cedo, logo aos seis minutos. Pedro Júnior, jogador mais habilidoso do adversário, fez grande jogada pela ponta-esquerda, driblou os zagueiros e chutou cruzado. Leonardo Manzi, ex-Juventude, ainda tocou na bola antes dela cruzar a linha. O tricolor arrancou um empate com o lateral-esquerdo Gustavo. Aos 22 minutos da segunda etapa, Luiz Felipe fez o lançamento para Somália. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou à meia-altura. Gustavo, de voleio, completou para o fundo do gol.

Dessa vez não brilhou a estrela de Anderson, 16 anos. O destaque do jogo foi outro jovem. Pedro Júnior, 18 anos, infernizou a defesa tricolor durante os 90 minutos. E o sufoco iniciou cedo. No primeiro lance, o centroavante do Vila Nova sofreu falta violenta de Tiago Prado. O zagueiro levou o cartão amarelo. Livre de marcação, Pedro Júnior voltou a incomodar a defesa gaúcha. Aos seis minutos ele passou em velocidade pelos zagueiros gremistas, invadiu a área pela esquerda e tocou na saída de Márcio. Leonardo Manzi, de carrinho, tocou para o fundo das redes.

O gol parece ter acordado o Grêmio. O time se organizou defensivamente. Melhorou a marcação no meio-campo, setor amplamente dominado pelo Vila Nova, e passou a ter algumas oportunidades.

Anderson, em um dos raros lances que teve vantagem, aos 12, fez ótima jogada pela ponta-direita. O jovem jogador deu um drible no zagueiro do Vila Nova e chutou rasteiro. Michel, goleiro do time goiano, fez boa defesa. Mas a falta de qualidade no passe dificultava a vida de Somália, isolado no comando de ataque. O atacante grandalhão teve uma chance aos 33 minutos, de cabeça, com a bola passando perto da trave. Assustado, o Vila recuou. Fez um ferrolho e saía apenas nos contra-ataques puxados por Heleno para Pedro Júnior. A partida caiu de qualidade.

A entrada de Bruno na segunda etapa deu qualidade ao tricolor. Hugo de Léon colocou o meia no lugar de um apagado Marcelinho – peladeiro, ele segue individualista. Pelo lado do Vila Nova, Leonardo Manzi, ex-Juventude, saiu para a entrada de Laionel. Dessa vez, foi o Grêmio quem começou apertando. O lateral Luiz Felipe entrou pela direita e fez o cruzamento. Somália, livre, embaixo da goleira tocou, mas a zaga afastou. O time do técnico De Léon seguiu pressionando. Aos 22, Somália recebeu passe de Luiz Felipe. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou à meia-altura. O lateral Gustavo, dentro da área, acertou um belo voleio para empatar a partida.

O empate não servia ao Vila Nova que se atirou ao ataque, mas de forma desorganizada. Aí, brilhou a estrela do goleiro Márcio. Pedro Júnior, aos 30, fez outra grande jogada sobre a defesa gremista. O chute potente parou no goleiro tricolor. O time goiano teve uma última chance com o zagueiro Cláudio Luís. Numa cabeçada à queima-roupa. Márcio garantiu o empate e quiçá a sua titularidade.

Na próxima partida, no dia 6 de abril, o Grêmio, se empatar em 0 a 0 no Estádio Olímpico, estará classificado à terceira fase da Copa Brasil.

RODRIGO CELENTE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.