| 08/03/2005 20h41min
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) montou acampamentos em Chapecó e Maravilha nesta terça, dia 8, ambos às margens da BR-282, no Oeste catarinense. Outros acampamentos foram motados no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Todos têm o objetivo de cobrar ações de governo federal para amenizar a estiagem que atinge a região há quatro meses. Os acampamentos duram pelo menos até a semana que vem, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar a região.
As manifestações dos agricultores começaram já nesta terça-feira. Em Maravilha, cerca de 200 trabalhadores bloquearam a BR-282 das 14h30min às 15h, perto do trevo de acesso a BR-386.
Em Chapecó, outros 200 agricultores estão mobilizados. O secretário de organização da Fetraf, Daniel Kothe, disse que para esta quarta, dia 9, está prevista grande mobilização no Rio Grande do Sul, com cerca de 10 mil agricultores em Sarandi, Erechim e Três Passos.
Kothe disse que os agricultores permanecem acampados, em forma de rodízio. A proposta é manter a mobilização para pressionar o governo federal.
A reunião interministerial para discutir a pauta de reivindicações dos agricultores, como isenção dos financiamentos, crédito de R$ 1,8 mil por família e revisão dos índices de produtividade, ficou para esta quarta-feira.
Segundo Kothe, além das culturas comerciais como soja, milho e feijão, a seca está começando a afetar culturas de subsistência, como mandioca e batata.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.