Notícias

 | 03/03/2005 18h26min

Fiscalização parcial encontra 100% de lavouras transgênicas no RS

Mais de 70 mil hectares de plantação já foram vistoriados no Estado

Todas as propriedades gaúchas vistoriadas até esta quinta, dia 3, pelo Ministério da Agricultura para verificar o plantio de transgênicos estão cultivando sementes geneticamente modificadas (GM). Os números são de um balanço parcial, e se referem a 70 mil hectares de terra fiscalizados no Rio Grande do Sul desde 22 de fevereiro.

O objetivo da fiscalização é determinar o volume de soja GM que está sendo plantado no Rio Grande do Sul. Conforme o chefe de fiscalização do Ministério da Agricultura no Estado, Mauro Ruggiro, as propriedades fiscalizadas ficam na região norte e nordeste do Estado.

Nesta quarta, dia 2, foi aprovada pela Câmara a lei que regulamenta o plantio, comercialização e pesquisas com sementes transgênicas. Conforme o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, João Augusto Teles, a lei garante maior tranqüilidade aos produtores rurais.

Ruggiro destaca que as ações continuarão a ser realizadas enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sancionar a lei que regulamenta o plantio de sementes geneticamente modificadas. O agricultor que não apresentar o termo de ajustamento de conduta exigido pela Lei 11.092 pode pagar multa a partir de R$ 16,1 mil.

As informações são da Rádio Gaúcha.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.