Notícias

 | 25/02/2005 11h40min

Estiagem reduz em 30% produção no sudoeste do Paraná

Pastagens secas e falta de água castigam animais

A região de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, vive uma situação crítica no abastecimento de água. A seca vem atingindo todos os setores, mas a produção agropecuária está sentindo os maiores efeitos. Além das perdas nas lavouras de soja, feijão e milho, pequenos produtores poderão ter dificuldades em continuar com pecuária de corte e de leite. Alguns produtores de leite já registram uma queda de 30% na produção.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Franscisco Beltrão, Joanes Vinaga, ainda não foi possível fazer um quadro geral da situação no município. Porém, ele avalia que mais da metade dos produtores rurais esteja enfrentando dificuldades com a seca. De acordo com ele, das cerca de 3 mil propriedades rurais de Francisco Beltrão, 2 mil são de produtores de leite que estariam sofrendo grandes prejuízos.

De acordo com Vinaga, a produção está comprometida por causa das pastagens secas.

– Enquanto que com outras criações como suinocultura e avicultura é possível bombear água de distâncias maiores, o produtor de leite não tem alternativas a não ser a chuva. A irrigação é inviável – analisa.

Com informações do site MilkPoint.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.