| 20/02/2005 11h09min
A maior parte do norte da ilha de Sumatra, região no norte da Indonésia devastada pelo tsunami, será cultivada com plantações de palmeiras para a produção de óleo, disse neste domingo, dia 20, o ministro da Agricultura, Anton Apriyantono. O governo da Indonésia avaliou o potencial das áreas do cinturão verde para decidir qual o melhor tipo de palmeira, disse.
– O próximo passo será tentar replantar as árvores – afirmou Apriyantono durante visita de um dia à capital da província de Aceh, Banda Aceh. Ele não deu mais detalhes.
A Indonésia é o segundo maior produtor do mundo de óleo de palmeira, depois da Malásia, e a produção deverá atingir cerca de 10 milhões de toneladas neste ano. O ministro disse que cerca de 37 mil hectares de campos de arroz e 34 mil hectares de plantações foram devastados pelas ondas gigantes provocadas por um maremoto em 26 de dezembro. Apriyantono disse esperar que Aceh não necessite importar arroz, mesmo com a expectativa de queda da produção em cerca de 10 por cento.
– Nosso cálculo com a atual colheita mostrou que a produção de arroz será suficiente, e recebemos 10 mil toneladas do Programa Mundial de Alimentação – disse.
O arroz é o alimento mais importante para os 220 milhões de habitantes da Indonésia. O país proibiu a importação do produto até junho para proteger os agricultores locais. Aceh era a área mais próxima do terremoto de magnitude 9. Mais de 121 mil pessoas morreram e quase 114 mil estão desaparecidas. Mais de 400 mil sobreviventes ficaram desabrigados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.