| 17/02/2005 13h55min
Começa no dia 24 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha, a mais importante feira de produtos orgânicos do mundo, a BioFach. Na edição deste ano o tema do evento será o Brasil. Cerca de cem empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes participarão do evento sob coordenação da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).
Entre as novidades a serem expostas no pavilhão brasileiro estão o camarão, os óleos e os tecidos orgânicos. Outro setor que vem aumentando sua participação na feira é o de vinhos orgânicos. Também serão ofertados café, açúcar, soja, mel, frutas e legumes in natura, polpa de frutas processadas, suco de frutas, conservas, chás, guaraná, geléias e doces, castanhas de caju, cachaça, arroz, frango e ovos, carne e laticínios, fitoterápicos e cosméticos com base orgânica.
Esta será a maior participação do Brasil no evento desde 2002. Em 2003, 17 empresas estiveram na Alemanha, e no ano seguinte o número subiu para 43. O volume de negócios gerados em 2004 foi de R$ 15 milhões, por meio de 700 contatos com compradores de 14 países. Para esta edição a expectativa é que os números dobrem.
Cerca de 50% das empresas brasileiras participantes neste ano estão indo pela primeira vez para a Feira. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os que terão maior número de representantes: juntos somam 35. Os demais Estados são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para Juan Quirós, presidente da Apex-Brasil, o Brasil está se estabelecendo como um dos maiores players mundiais no mercado de orgânicos.
– A comercialização de produtos orgânicos brasileiros cresce, anualmente, o dobro da média mundial, em uma porcentagem estimada de 50%. Além disso, o país possui 87% das novas áreas agricultáveis mundiais e representa a maior reserva internacional de recursos naturais. Já ocupamos a segunda posição em número de propriedades com lavouras orgânicas, com aproximadamente 19 mil agricultores, a maioria de agricultura familiar – afirma.
O mercado mundial de orgânicos movimentou em 2004 cerca de US$ 26,5 bilhões, e o Brasil detém uma pequena fatia desse mercado, aproximadamente US$ 100 milhões. Segundo Thomas Timm, vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, entidade parceira da Apex-Brasil na promoção dos orgânicos no exterior, a meta é tornar o Brasil líder de mercado.
– Há um espaço enorme para elevar a participação brasileira. O país segue o caminho correto ao buscar desenvolver o mercado externo de maneira estruturada e com conceito – declara Timm.
Como destaque da BioFach, o país deverá atrair a atenção dos mais de 30 mil visitantes esperados, vindos de cem países. O perfil dos visitantes varia entre varejistas (25%), produtores (20%), prestadores de serviços (10%), atacadistas/importadores e exportadores (9%).
A BioFach 2005 acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro e conta com mais de 2 mil expositores de 60 países, reunidos em uma área de quase 70 mil m².
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.