| 01/02/2005 17h04min
A Petrobras e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, estatal petrolífera da Bolívia, definirão este mês os termos de uma provável associação para criar uma refinaria binacional de combustível, disseram nesta terça, dia 1º de fevereiro, fontes oficiais.
– As partes determinaram um prazo de 20 dias para a assinatura de um memorando de entendimento sobre a associação – disse um documento oficial divulgado pelo Ministério de Mineração e Hidrocarbonetos da Bolívia.
Guillermo Torres, titular do ministério, se reuniu em La Paz com o diretor Internacional da Petrobras, Néstor Cerveró, para analisar temas de interesse bilateral.
Torres e Cerveró abordaram, entre outros assuntos, "o abastecimento do mercado boliviano e a associação entre a Empresa Boliviana de Refinación (EBR), subsidiária da Petrobras, e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB)", informou o comunicado.
O documento acrescentou que os executivos determinaram também a formação de uma comissão para propor soluções para problemas de abastecimento de combustível do mercado boliviano no curto prazo.
Fontes do ministério disseram à Reuters que na reunião também foi analisado o interesse brasileiro de aumentar suas importações atuais, de uma média 24 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural boliviano para 30 milhões, como estipula um contrato vigente entre ambos os países.
O aumento foi proposto, segundo os comunicados, durante um encontro que o ministro Torres teve na semana passada em Brasília com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousself.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.