Notícias

 | 01/02/2005 09h18min

Agências mundiais dizem que gripe aviária pode piorar

FAO e o OIE disseram que o desafio imediato é controlar o vírus na fonte

O vírus da gripe aviária permanece endêmico em partes da Ásia, onde não será erradicado em breve e onde a movimentação de aves após o desastre do tsunami pode piorar a crise, segundo as agências mundiais.

– Experiências recentes mostram que poderá ser impossível erradicar o vírus logo – disseram em um comunicado a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a OIE, um órgão internacional de saúde animal.

– A doença estará presente por muitos anos em países que tiveram surtos em 2004 – disse.

Médicos vietnamitas confirmaram na segunda-feira a morte de uma garota de 10 anos pelo vírus H5N1, elevando o total de mortos no país para 12 desde que a doença reapareceu em dezembro. A gripe aviária matou desde o final de 2003 44 pessoas na Ásia – 2 no Vietnã e 12 na Tailândia. A FAO e o OIE disseram que o desafio imediato é controlar o vírus na fonte em países infectados e evitar que ele se espalhe para outras regiões.

Os dois órgão enviarão especialistas para a Indonésia, Sri Lanka e as Maldivas nesta semana a fim de analisar as perdas do setor.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a possibilidade de transmissões entre seres humanos da gripe, após confirmação de que dois irmãos contraíram a doença e um deles morreu.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.