| 22/01/2005 18h40min
Manifestantes bolivianos da província de Santa Cruz aumentaram nesta sexta, dia 21, a pressão contra o presidente Carlos Mesa e anunciaram seus planos de criar seu próprio governo separatista e romper os laços com a capital, La Paz.
Cerca de 30 mil manifestantes empunhando bandeiras regionais com as cores verde a branca marcharam para a praça central de Santa Cruz, gritando "autonomia, autonomia" e "Fora Mesa".
– Convido todos vocês para um encontro no centro da cidade em 28 de janeiro para que o povo de Santa Cruz possa considerar sobre a criação do primeiro governo provincial autônomo da província de Santa Cruz – disse Ruben Costas, líder de um grupo cívico que lidera os protestos, para uma ruidosa, porém pacífica, multidão.
Segundo ele, a administração independente "começará a funcionar imediatamente se a assembléia aprovar a medida". Ele não deu mais detalhes sobre a iniciativa.
O anúncio veio após duas semanas de greves e barricadas, disparadas por aumentos dos preços dos combustíveis. O movimento parou o país.
Analistas afirmam que a mobilização em Santa Cruz – província rica e onde há uma elite de ascendência européia – poderia derrubar o presidente Mesa, da mesma forma que protestos em El Alto derrubaram o presidente Gonzalo Sanchez de Lozada em 2003.
Parlamentares aceitaram na sexta mediar conversações entre Mesa e a oposição, mas analistas acreditam que novos levantes sejam inevitáveis na nação mais pobre da América do Sul.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.