Notícias

 | 13/01/2005 20h56min

Novo Hamburgo decreta situação de emergência

Seca muda paisagem no Rio dos Sinos

O prefeito provisório de Novo Hamburgo, Cleonir Bassani, decretou situação de emergência nesta quinta, dia 13. É o maior município do Estado a encaminhar o pedido à Defesa Civil até agora – o pedido ainda não foi homologado. A estiagem já comprometeu 50% das plantações de milho e cana-de-açúcar e provoca prejuízos na bacia leiteira.
 
Na foz do Arroio Pampa há muitos bancos de areia, além de acúmulo de lixo e restos de couro. Segundo a direção da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), ainda não há risco de desabastecimento. A vistoria no Rio dos Sinos comprovou as denúncias de mortandade de peixes. Pelo menos cinco espécies foram encontradas mortas nas margens do rio, entre elas papa-terras, violas e jundiás.

No bairro Lomba Grande, dos 1,2 mil hectares plantados com milho e dos 600 hectares de cana-de-açúcar, pelo menos metade está perdida, conforme o secretário de Agricultura, João Ademir Dias Marques. A estimativa é que de perda total, caso não chova em 10 dias.

As informações são de Zero Hora.

Veja as imagens da seca no Estado

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.