| 30/12/2004 20h02min
Dezesseis municípios decretaram situação de emergência junto à Defesa Civil do Estado – nove deles somente nesta quinta, dia 30. O Norte é a região mais afetada, com as safras de verão de milho, soja e feijão já bastante comprometidas. Para a sexta, dia 31, a previsão da Central RBS de Meteorologia é de sol forte e temperaturas altas.
Os efeitos da falta de chuvas já se refletem sobre o abastecimento de água. Várias comunidades no meio rural estão recebendo água com carros-pipa para o consumo humano e animal. O lago da barragem da Corsan de Erechim, que abastece a cidade, está 50 centímetros abaixo do nível.
Em Aratiba, o caminhão dos bombeiros é utilizado durante todo o dia para levar água às propriedades. Em Frederico Westphalen, a adutora do Rio Fortaleza também foi acionada para auxiliar a barragem do Rio Pardo no abastecimento da cidade.
No município de São Borja, na Fronteira Oeste, moradores não encontram água para beber em localidades como Vila dos Ariju, Rincão do Ivaí, São Ramão, Camaquã, Inhuporã, Mercedes e São Miguel. Os bombeiros têm auxiliado suprindo os reservatórios com a água transportada por um carro-tanque. No noroeste do Estado, famílias da localidade de Lajeado Capoeira, interior de Tuparendi, vêem a água da fonte que abastece o local secar rapidamente.
A estiagem também pode ser responsável pelo encalhe de uma chata que transportava adubos de Rio Grande para Porto Alegre. A embarcação encalhou em um canal do Rio Gravataí na terça.
Na Capital, depois de enfrentar problemas no começo do ano em razão do baixo nível do Guaíba, o Departamento Municipal de Água e Esgotos informou que está preparado para este verão. Por enquanto, o departamento trabalha normalmente, sem perspectiva de risco ao abastecimento.
A Companhia Riograndense de Saneamento não detectou problemas ou risco ao abastecimento nos municípios da Região Metropolitana. A companhia fornece água a todos as cidades da Grande Porto Alegre, à exceção de Novo Hamburgo, São Leopoldo e a Capital, nas quais o serviço é municipalizado.
Com informações de Zero Hora e Defesa Civil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.