Notícias

 | 05/12/2004 17h48min

Tricolor leva goleada de 5 a 1 do Santos

Equipe de Cláudio Duarte sofreu a 23ª derrota no Brasileirão

Escalar três atacantes para o jogo contra o Santos, na tarde deste domingo, dia 5, no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP), não foi a melhor escolha do técnico Cláudio Duarte. O Grêmio foi goleado por 5 a 1 e não tem mais como deixar a lanterna do Brasileirão 2004. O tricolor gaúcho, já rebaixado para a Série B, tem 39 pontos e pode chegar a, no máximo, 45. O Guarani, penúltimo colocado, está com 46. Os gols da vitória santista foram marcados por Ricardinho (dois), Ávalos, Deivid e Basílio. Baloy descontou.

Com Pitbull, Marcelinho e Roberto Santos na frente, o Grêmio entrou aberto em campo. Sem domínio do meio-campo, concedeu muitos espaços ao time paulista. Melhor organizado, o Santos manteve maior posse de bola, trocando passes, preferencialmente na intermediária de ataque. Os meio-campistas Preto Casagrande e Ricardinho procuravam o melhor momento para lançar os atacantes Deivid e Basílio. A tática de Luxemburgo era aproveitar a boa qualidade e as freqüentes vitórias pessoais de seus homens de frente sobre os zagueiros adversários.

Foi assim que surgiu o primeiro gol. Aos sete minutos, depois de receber a bola dentro da área, Basílio driblou o goleiro Márcio, mas foi derrubado: pênalti, que Ricardinho bateu com categoria. Seis minutos depois, o mesmo Ricardinho cobrou escanteio da direita. A bola sobrou para o zagueiro Ávalos que, de dentro da área, só teve o trabalho de empurrá-la para o fundo da rede.

Sem saídas coletivas qualificadas para o ataque, o Grêmio acabou sendo gratificado pela boa técnica de Cláudio Pitbull. Aos 22 minutos, o atacante fez boa jogada pela direita e encontrou Baloy livre na segunda trave. O panamenho bateu rasteiro e descontou. Mas a regra não escrita do futebol, que diz que qualidade é fundamental, prevaleceu. Antes dos 30 da primeira etapa, o Santos já vencia por 4 a 1. O terceiro foi marcado por Ricardinho, aos 26 – seu segundo na partida –, e o quarto, por Deivid, dois minutos mais tarde. Este, uma pintura: depois de dar uma meia-lua em Baloy, na ponta direita, Basílio levantou para um belo voleio de seu companheiro.

O Grêmio voltou modificado para a segunda etapa. Yan entrou no lugar de Bruno Coutinho, e Renato, no de Marcelinho. A postura do time, porém, permaneceu a mesma: passiva diante do toque de bola refinado do Santos. Dependente das jogadas pessoais de Pitbull, a primeira chance de gol do tricolor ocorreu apenas aos 21 minutos, com um bom chute do atacante da entrada da área. O time paulista, por sua vez, parecia em ritmo de treino. Mesmo assim, aos 26 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, ainda fez o quinto com Basílio.

Esta foi a 23º derrota do tricolor gaúcho neste Brasileirão. No próximo sábado, apenas para cumprir tabela, o Grêmio recebe o Atlético-MG no Colosso da Lagoa, em Erechim. O galo mineiro ainda luta para escapar do rebaixamento.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.