| hmin
O projeto de lei da biossegurança foi aprovado sem alterção pela Comissão Especial da Câmara dos Deputadosnesta quarta, dia 11. O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) assumiu a relatoria no lugar de Renildo Calheiros (PCdoB-PE), que foi quem relatou a matéria quando ela tramitou pela primeira vez na Câmara.
Na justificativa, Perondi ressalta a preservação da possibilidade de pesquisas com células-tronco a partir de embriões que já estejam congelados há pelo menos três anos. O projeto do Senado também libera o cultivo de sementes geneticamente modificadas no país, estabelecendo sua regulamentação. O texto aprovado estabelece que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) seja a responsável por liberar a venda de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e pela deliberação em última instância sobre as pesquisas com transgênicos.
– Embora o projeto de lei de biossegurança aprovado pela Câmara tenha melhorado significativamente o projeto enviado pelo Executivo no que diz respeito às pesquisas com organismos geneticamente modificados, o substitutivo do Senado acrescenta pontos fundamentais ao mesmo sem os quais o projeto não apresentaria a sistemática necessária à boa regulação da matéria nem ofereceria garantia jurídica aos investidores – justifica o relator.
O projeto agora vai para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
As informações são da agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.