| hmin
O Brasil foi o principal exportador de carne bovina no mercado mundial no ano passado, com remessas de 1,3 milhão de toneladas e faturamento de US$ 1,5 bilhão, e deve repetir essa posição de liderança em 2004. Nesta sexta, dia 29, o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Antenor Nogueira, apresenta os resultados das exportações de carne bovina dos nove primeiros meses deste ano, que trazem novos recordes.
Segundo Nogueira, nem mesmo o embargo russo às carnes brasileiras anunciado no final do mês passado atinge as estimativas de recordes de exportação de carne bovina em 2004. Dados preliminares apontam que somente em setembro de 2004, por exemplo, as receitas de exportação do setor foram aproximadamente 70% superiores às de igual período do ano passado.
Conforme o representante da CNA, os problemas com a Rússia serão resolvidos dentro de pouco tempo, mas ele lembra que a pecuária de
corte está enfrentando
dificuldades no cenário interno. Desde o início do ano há registro de queda dos preços pagos pelo boi gordo e aumento dos insumos, o que compromete a capacidade de investimento nos rebanhos.
Os dados dos custos de produção relativos aos nove primeiros meses deste ano estão presentes em pesquisa da CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), que será divulgada nesta sexta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.