| hmin
O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), disse nesta quarta-feira, dia 27, que os poderes Legislativo e Executivo federais querem chegar a uma solução comum sobre a possibilidade de abertura de arquivos da época do regime militar. João Paulo fez a declaração após se reunir com o ministro da Defesa, José Viegas, durante café da manhã do qual também participaram o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Mário Heringer (PDT-MG) e o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).
José Viegas deixou a residência oficial do presidente da Câmara sem dar declarações à imprensa. João Paulo, por sua vez, disse que a conversa foi preliminar e ainda não há consenso, ressaltando que governo e Congresso estão fazendo sua parte.
– Sei que o Executivo tem feito suas reuniões internas, envolvendo diversas pastas, e nós estamos fazendo também no âmbito do Legislativo. Estou conversando com várias deputados, de vários partidos, para ver o que a gente pode trabalhar no Legislativo e o que eles podem trabalhar no Executivo e o que a gente pode fazer de interação – explicou.
Para João Paulo, a discussão sobre a abertura de arquivos da repressão exige cautela.
– Tem que ser uma coisa cuidadosa, o Brasil não é o primeiro nem será o último país a enfrentar esse debate. As pessoas precisam ter cautela, saber separar direitinho o que deve fazer com cada um dos documentos, com cada uma das informações, saber quem são as pessoas que precisam e que devem ter acesso, qual a motivação – salientou.
As informações são da Agência Brasil.
Confira o site especial sobre os Anos de Chumbo.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.