Notícias

 |  hmin

Tucanos denunciam Lula ao MP por reunião com prefeito petistas

PSDB acusa presidente por uso ilegal do patimônio público

O deputado federal Alberto Goldmann (PSDB-SP) vai apresentar nesta quinta, dia 7, ao Ministério Público Federal representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por uso ilegal do patrimônio público e improbidade administrativa.

A denúncia foi motivada pela reunião organizada por Lula no Palácio do Planalto, na terça, dia 6, com os seis petistas que no domingo foram eleitos prefeitos de capitais estaduais.

No encontro, do qual também tomou parte o presidente do PT, José Genoino, ficou decidido que os eleitos se engajariam nas campanhas de candidatos petistas classificados para o segundo turno das eleições municipais, principalmente na de Marta Suplicy.

A representação é uma iniciativa da direção nacional do PSDB, decidida em reunião realizada na tarde desta quarta em Brasília, mas o partido optou por apresentá-la em nome de Goldmann para evitar constrangimentos.

O problema é que o presidente nacional tucano – que teria de assinar a denúncia – é exatamente José Serra, adversário de Marta em São Paulo.

Para os tucanos, o fato de a reunião de Lula com os petistas ter motivação eleitoral e ter sido realizada no gabinete do presidente configura uso ilegal de patrimônio público e improbidade administrativa.

– O presidente pode fazer esse apoio onde ele quiser, menos utilizando o próprio Palácio do Planalto.

Goldmann compara a reunião à participação do presidente na inauguração de uma obra em São Paulo, cerca de 20 dias atrás.

– O partido entende que a atitude (a reunião) é um ato ilegal –, disse o deputado.

No caso da obra, ele acrescentou que na ocasião o presidente usou dinheiro publico para viajar a São Paulo e "pedir votos para a Marta".

Se o Ministério Público acolher a denúncia, terá que enviá-la ao Supremo Tribunal Federal (STF), por tratar-se de acusação contra o presidente da República.

Segundo a assessoria jurídica do PSDB, as penas para os crimes apontados na representação iriam de multas a suspensão de direitos políticos.

As informações são da agência Reuters.

Veja mais informações sobre as eleições no Estado e no país

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.