| hmin
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou pouco depois das 15 horas desta segunda, dia 4, o resultado final da eleição do primeiro turno na cidade de São Paulo. José Serra (PSDB) foi o primeiro colocado com 2.686.396 votos (43,56%). Com o resultado, o tucano tornou o campeão de votos do país. O candidato vai disputar o segundo turno com a prefeita Marta Suplicy (PT), votada por 2.209.264 paulistanos (35,82%).
O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) ficou em terceiro, com 734.580 votos (11,91%), e a deputada federal Luiza Erundina (PSB), escolhida por 244.090 eleitores (3,96%), foi a quarta colocada. Dos 7.771.503 eleitores inscritos, compareceram 6.609.383 (85,04%). São Paulo foi a última capital do país a concluir a apuração.
Marta Suplicy (PT) confirmou que pretende se licenciar do cargo depois do dia 9 deste mês para se dedicar à campanha do segundo turno das eleições. A intenção da prefeita é deixar o cargo por 14 dias, como autoriza a Câmara Legislativa de São Paulo, para intensificar o corpo a corpo com os moradores da capital.
– Eu sou a presidente da Instituição das Cidades do Mundo que vai receber prefeitos do mundo todo dia 9. Depois disso, estou pensando seriamente em me licenciar – revelou.
Marta disse que vai contar com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, com quem afirmou ter uma “relação umbilical”. Segundo ela, o presidente vai dar apoio no que for possível, respeitando a legislação eleitoral. A prefeita adiantou que Lula vai estar em São Paulo nos próximos dias para inaugurar o Museu Afro Brasileiro, mas disse que não estará presente, para não contrariar a Lei.
Segundo Marta, a vitória de Lula na capital paulista quando disputou a presidência da República comprova que o PT poderá sair vitorioso no segundo turno.
As informações são da agência Reuters.
• Veja o resultado completo da eleição
Veja as imagens das eleições no paísGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.