| hmin
A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul deve encerrar no final de agosto a tabulação dos dados sobre a cobertura vacinal contra febre aftosa no rebanho bovino e bubalino com idade de no máximo 24 meses. Conforme o Serviço de Erradicação e Combate à Febre Aftosa (Secofa), até esta segunda, dia 16, foi registrada a imunização de 80% da população de animais prevista, que é de 5,8 milhões de terneiros. A campanha ocorreu em junho e julho.
O Secofa informou que 12,9 milhões de reses foram imunizadas, de um total de 13,8 milhões de cabeças. A vacinação teve resultados positivos, elevando em dois pontos o índice de 92% obtido em 2003.
A secretaria deve concluir na próxima sexta, dia 20, o inquérito sorológico de bovinos e bubalinos com idade de 6 a 12 meses. O exame é realizado todos os anos com o objetivo de garantir a permanência do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa. Foram definidas 1972 propriedades de 53 municípios localizados na divisa com Santa Catarina e fronteiras com Uruguai e Argentina, além das localidades que tiveram diagnosticados focos da enfermidade em 2000/2001.
Após o envio dessa relação para Brasília, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontou, através de sorteio, 60 propriedades de 31 municípios gaúchos para realização da coleta de material, iniciada em 2 de agosto. Até sexta, serão enviadas 2261 amostras a um laboratório credenciado pelo Mapa em Porto Alegre.
Com informações do site do governo do RS.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.