Notícias

 |  hmin

Cientistas alertam sobre novo vírus de gripe aviária

H9N2 foi detectado em porcos e em três pessoas desde 1999

Um vírus de gripe aviária encontrado com frequência nos mercados de Hong Kong pode sofrer uma mutação e passar a contaminar seres humanos, provocando uma pandemia da doença, disseram cientistas nesta terça, dia 10. Pesquisadores encontraram o vírus H9N2 em cerca de 2% das galinhas estudadas entre 2001 e 2003.

– O H9N2 circula com freqüência na região, e isso aumenta as chances de o vírus pular para outras espécies e degenerar em um novo subtipo de gripe capaz de afetar as pessoas – disse Leo Poon, um biólogo da Universidade de Hong Kong. – Ao final, teremos um novo tipo de pandemia. Não sabemos onde e não sabemos quando, mas um sistema mais eficiente de vigilância poderia adiar esse desastre.

O vírus H9N2 é diferente do H5N1 que atingiu grande parte da Ásia no começo deste ano, matando 24 pessoas. Cerca de 100 milhões de aves morreram ou foram sacrificadas em virtude da doença.

O H9N2 foi detectado em porcos e em ao menos três pessoas desde 1999 em Hong Kong. Esse vírus é menos mortal que o H5N1, mas isso significa também que há chances maiores de ele saltar de uma espécie para outra e de sofrer mutações tornando-se mais letal.

– A maior parte das galinhas contaminadas não morre, o que significa que ele pode passar mais facilmente para os porcos, que são como tubos onde os vírus se misturam e sofrem mutações – disse Poon. – E, se ele sofrer uma mutação e saltar para os seres humanos, ele será mais virulento.

Os porcos estão sujeitos a uma série de vírus da gripe e podem ser contaminados ao mesmo tempo por vírus de diferentes espécies, como de patos ou de seres humanos. Se isso acontecer, é possível que os genes desses vírus se misturem, criando um novo tipo de vírus que poderia ser mortal para as pessoas.

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.