| 18/05/2004 20h28min
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia no final da tarde desta quarta a sua decisão sobre a taxa básica de juros da economia, hoje em 16% ao ano. No mercado, analistas se dividem entre uma possível manutenção da Selic no atual patamar e um pequeno corte de 0,25 ponto percentual.
O grupo de defende a estabilidade da Selic insiste que o estresse do mercado continua presente. Eles argumentam ainda que o preço do barril do petróleo ultrapassou a faixa dos US$ 40, o que faz com que seja cogitado um aumento do preço dos combustíveis no mercado doméstico, pressionando a inflação.
Entre os economistas que esperam corte de 0,25 ponto percentual, o que levaria a Selic para 15,75% ao ano, o argumento mais citado é o da solidez dos fundamentos macroeconômicos. Para esse grupo, a alta da taxa de câmbio, que vem se mantendo acima de R$ 3,10, não é justificativa suficiente para o BC optar pela interrupção da trajetória de queda do juro. A crise, para esses analistas, é passageira e deve ser superada.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.