| 06/04/2004 15h14min
Perto das 15h desta terça-feira, dia 6, integrantes da Via Campesina bloquearam a rodovia BR-386, no Rio Grande do Sul, no trevo de acesso ao município de Sarandi. Na BR-285, no entroncamento com a RS-155, no trevo de acesso a Ijuí, agricultores também obstruíram o trânsito por volta das 15h20. Os manifestantes reivindicam a criação de uma bolsa-estiagem e a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores afetados pela estiagem no Estado.
Pela manhã, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participaram de manifestações nos municípios de Erechim, Pelotas, Ijuí, Sarandi, Santa Cruz do Sul e Bagé. No final da manhã, foi bloqueada a BR-153, em Erechim. Integrantes do MST também realizaram manifestações durante a manhã na BR-290, na entrada de Porto Alegre, e em Nova Santa Rita, onde um supermercado foi invadido por cerca de 50 sem-terra. Todos os bloqueios de rodovias duraram em média uma hora.
No meio da manhã os manifestantes receberam do secretário Vulmar Leite e do superintendente do Incra no Rio Grande do Sul, César Aldrighi, a garantia de que o governo do Estado e o governo federal, através do Fome Zero, fornecerão cestas básicas aos agricultores acampados no município de Arroio dos Ratos, a 55 quilômetros de Porto Alegre.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.