Notícias

 |  hmin

Santa Maria decreta situação de emergência devido à estiagem

Levantamento indica necessidade de liberação de R$ 5 milhões em recursos federais para o combate à seca no Estado

Santa Maria é mais um municípo gaúcho a decretar situação de emergência devido à escassez de chuvas no Estado. O decreto foi assinado nesta segunda, dia 5, pelo prefeito Valdeci Oliveira. Uma equipe de técnicos está percorrendo o interior da cidade para identificar as famílias e os locais sem água potável.

O abastecimento em algumas regiões da zona rural inicia nesta terça, dia 6, com dois caminhões do corpo de bomeiros, que, juntos, têm capacidade para 15 mil litros. A Defesa Civil do município espera uma resposta do Exército quanto ao empréstimo de um caminhão-pipa de 28 mil litros. A água transportada por estes caminhões não é própria para o consumo. Cerca de 260 famílias não têm água para beber e outras 120 estão consumindo água sem condições de potabilidade.

Os técnicos também estão mapeando os locais onde há maior necessidade de perfuração de poços artesianos. Três máquinas estão na região central e outras três no restante do Estado. O secretário de Obras, Frederico Antunes, reconhece que os equipamentos são insuficientes para todos os municípios.

Antunes espera alugar outras dez máquinas de perfuração, mas depende da liberação de recursos federais - o que pode ser feito pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que vem ao Estado nesta terça. O levantamento que está com a Defesa Civil nacional aponta necessidade imediata de liberação de R$ 5 milhões para o combate à seca no Rio Grande do Sul.

Com informações da Rádio Gaúcha


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.